Professor Edmo abre as festividades de Santo Antão, em Vitória

O vice-prefeito de Vitória de Santo Antão, Professor Edmo Neves (PSDB) representou o executivo municipal na condução da abertura da 399° festa do Padroeiro Santo Antão. “Pra mim foi motivo de muita alegria e mais do que isso, foi uma honra ser designado pelo nosso prefeito, Paulo Roberto, para representar a nossa gestão nesse momento tão significativo para os vitorienses”, disse o professor Edmo.

A noite do sábado (06/01) teve dois marcos importantes para Vitória de Santo Antão, a 50 km do Recife, na Mata Sul. Ao tempo em que se encerrou o ciclo natalino com a festa de Reis, também foi aberta a 399° Festa de Santo Antão, padroeiro do Município. “Somente três cidades do Brasil tem igreja em devoção a Santo Antão, Vitória é a única cidade em que ele é padroeiro do município. A devoção ao santo da renúncia chegou junto com o nosso fundador Diogo de Braga em 1626”, se orgulha o vice-prefeito.

A missa foi celebrada pelo padre Davi Melo, pároco de São José, no centro do Recife, que foi recém ordenado, e emocionado lembrou que no ano passado participou da festa na condição de seminarista, cumprindo seu estágio na paróquia e este ano volta para abrir a festa. 
Além do padre Davi, concelebraram a missa o vigário geral da Arquidiocese e pároco de santo Antão, Monsenhor Josivaldo Bezerra, e o vigário paroquial, Padre Djanilson Pereira e o diácono Nelio. Após a missa houve o hasteamento solene das bandeiras de São Sebastião e Santo Antão em frente a Matriz, a queima da lapinha e a apresentação do pastoril Jardim da Alegria.

“Esse ano é especial para os vitorienses de modo especial. Tivemos o ciclo natalino com muitas comemorações encerrando com a queima da lapinha. Agora, abrimos a festa do padroeiro que movimenta muito a cidade, cultural e economicamente e, após o dia 17, já estaremos a todo vapor com as prévias carnavalescas, seguido do maior carnaval do interior de Pernambuco”, comentou o vice-prefeito.

Programação - A quase quadricentenária festa de Santo Antão foi cantada até por Luís Gonzaga. Na canção ele diz: “Vem gente até do Recife / Pras novena de Vitória / Pra comer rolinha assada / Ribaçã frita na hora / As ruas fica entupida (sic) / De gente que vem de fora / São nove noite de festa / Quando acaba, a gente chora”.

Esse ano a festa terá 12 dias e vai até 17 de janeiro quando é feriado no município. Todos os dias padres convidados celebram a novena às 18:30 e às 19:00 é celebrada a santa missa. Após a missa acontece quermesse na praça da matriz com barraca de comidas (toda renda revertida para a organização da festa) e shows culturais promovidos pela prefeitura municipal valorizando artistas locais.

No dia 17, feriado municipal, as celebrações começam às 6:00 com uma alvorada festiva, seguida da apresentação da banda musical da Cemuvi. Às 10h acontece a missa presidida por Dom Paulo Jackson, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Às 15h a Missa de encerramento da Festa, presidida por Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo emérito de Olinda e Recife, seguida da procissão com as imagens de Santo Antão e São Sebastião, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento no calçadão da Igreja Matriz de Santo Antão.

Categoria:Cidades

Deixe seu Comentário