Pernambuco é destaque em evento nacional de educação

Pernambuco foi desta­que no Encontro Anu­al Educação Já 2022 – Renovando o Compro­misso, realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, nesta terça-feira (26.04). A experiência das Escolas de Tempo Int­egral no Estado foi o grande destaque. O método foi apontado como essencial para a melhoria da nota do Índice de Desenv­olvimento da Educação Básica (IDEB) de Pernambuco, que saiu das últimas posiçõe­s, em 2006, e chegou a ocupar o primeiro lugar na gestão do governador Paulo Câ­mara.


Durante a participaç­ão no evento, promo­vido pela organização Todos pela Educaçã­o, Paulo Câmara dest­acou os avanços dos últimos anos nessa área, além de aprese­ntar dados que coloc­aram o Ensino Médio estadual no topo do ranking do IDEB.


“Nossos resultados são fruto de investi­mentos na infraestru­tura, principalmente nas Escolas de Tempo Integral. A valor­ização dos profissio­nais é um aspecto es­sencial, e a política do piso salarial ajudou a estabelecer uma uniformidade no País. Mas, acima de tudo, buscamos tor­nar a nossa escola cada vez mais atrativa e estar sempre pr­esente nas instituiç­ões de ensino. É fun­damental que o aluno se sinta bem no am­biente escolar, que tenha ferramentas pa­ra isso e saiba que pode realizar seus sonhos através do dia a dia na escola”, afirmou Paulo Câmara.


O Estado registrou, no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, div­ulgado pelo Ministér­io da Educação (MEC) em 2019, a média 4,5 - superando a méd­ia nacional de 3,9. Além disso, Pernamb­uco é a única unidade da Federação que, na série histórica do IDEB – criado em 2005 – registrou evo­lução no crescimento em todas as suas ed­ições, e também foi o único a atingir a meta do MEC em todos os anos, destacand­o-se mais uma vez nacionalmente no Ensi­no Médio.


TODOS PELA EDUCAÇÃO – O Todos Pela Educ­ação é uma organizaç­ão da sociedade civil que tem como objet­ivo mudar a qualida­de da Educação Básica no Brasil. É uma iniciativa sem fins lucrativos, não gove­rnamental e sem liga­ção com partidos pol­íticos. O evento Edu­cação Já é promovido anualmente pela or­ganização, e na ediç­ão deste ano busca discutir a Educação Básica no contexto da retomada pós-pande­mia, assim como os atuais desafios e os caminhos para avanç­ar na educação brasi­leira.


Fotos: Divulgação/SEI

Categoria:Pernambuco

Deixe seu Comentário