Entenda a crise entre Rússia e Ucrânia e possibilidade de conflito armado

A possibilidade de um confronto armado entre a Rússia e Ucrânia tem chamado a atenção nos últimos dias, e para falar sobre esse assunto, o Pernambuco no Ar conversou com o doutor em Ciência Política, Antônio Henrique Lucena, nesta terça-feira (25). Antônio é professor dessa disciplina na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e também é docente no curso de Relações Internacionais na Faculdade Damas. O professor comentou sobre os principais motivos para a crise, os prováveis danos aos países e a possibilidade de conflito armado.

Como principal razão para o crise, o doutor Henrique Lucena pontua o fato da Ucrânia estar se aproximando de países que fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). E isso não é bem visto pela Rússia, uma vez que nos documentos da Federação, para Moscou, existe uma zona influência natural da Rússia que engloba vários países que fizeram parte da federação, incluindo a Ucrânia.

A relação dos países vem se degradando há bastante tempo. Antes mesmo de 2014, quando a Rússia tomou a Crimeia, até então península da Ucrânia, e anexou a região no seu território. Para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é inadmissível a Ucrânia fazer parte da Otan. O professor Antônio Henrique explica que o território da Ucrânia é de grande mportância para os russos, também por sua população possuir etnia russa. "A gente tá falando de um esfera de poder que eles consideram consolidado e eles não toleram qualquer determinado tipo de movimento", enfatiza o doutor Antônio.

Caso a Rússia chegue a invadir a Ucrânia, países que fazem parte da Otan presentem deixar de comprar o gás russo. O que acarretaria em perdas bilionárias para o país, não só agora, mas ao longo do tempo. A Rússia também seria retirada do sistema de pagamento suíço, que é um sistema de pagamento internacional. Tornando mais difícil de o pais realizar pagamentos, mas não só o governo, como também todos os cidadãos.

O douror Antônio Henrique também comentou sobre a possibilidade de um conflito armado e acredita que as possibilidades não são grandes. Pelo fato de uma invasão à ucrânia exigir recursos e tropas que talvez a Rússia não tenha condições de apoiar no momento. Segundo ele, apesar da Rússia ser mais forte, a Ucrânia vem investindo em armamento bélico. "É mais provável que a gente veja essa crise se arrastando ao longo do tempo do que ela entrando em conflito a curto prazo", explica Antônio Henrique Lucena.



Categoria:Internacional

Deixe seu Comentário